Os podcasts vêm ganhando cada vez mais espaço na mídia e na vida dos brasileiros. Por ser um conteúdo em áudio — ou em vídeo, no caso dos videocasts — é fácil de ser consumido em vários momentos: no trânsito a caminho do trabalho, enquanto realiza tarefas domésticas etc.
Sendo assim, o formato se popularizou muito nos últimos tempos, e surgiram inúmeros podcasts sobre os mais diversos assuntos, tanto de cunho informativo/educativo quanto de entretenimento.
Muitas empresas têm investido na criação de podcasts como parte de sua estratégia de conteúdo e marketing. Um podcast bem feito pode contribuir para o awareness de marca, geração de leads e até mesmo de vendas, além de ter impacto sobre a chamada educação de mercado.
Se você curte podcast e tem vontade de criar um ou curiosidade de saber como funciona e o passo a passo para fazer podcast, continue com a gente!
1. Planejar
O planejamento é fundamental em qualquer projeto ou empreitada em que se pretenda investir, e não seria diferente na criação de um podcast. Antes de pensar na parte técnica e outras questões práticas, é importante definir qual é ou quais são seus objetivos com o podcast, de modo que possa cativar a audiência e atingir esses objetivos por meio de um conteúdo bem pensado.
- Qual será o tema principal e temas adjacentes que serão abordados no seu podcast? (É importante ter domínio sobre o assunto ou trazer especialistas para falar a respeito).
- Quem é seu público-alvo? (Quanto mais direcionado, mais esse conteúdo terá chances de chegar em quem interessa e encantar esse público).
- Quem são seus concorrentes? (Avalie o que já tem sido feito no seu nicho, use como referência aqueles que se destacam e pense em como você pode criar um diferencial para o seu conteúdo).
- Qual será o formato? (Bate-papo, entrevista, mesa redonda, storytelling, dissertativo, entre outros).
- Qual será a frequência dos episódios? (É importante determinar uma periodicidade e se, possível, ter dias e horários fixos para publicar/estar ao vivo).
Equipamentos
Você também precisará definir se vai alugar um estúdio (geralmente eles cobram por hora de gravação) ou se vai comprar os próprios equipamentos e montar essa estrutura em algum cômodo que tenha disponível em sua casa ou escritório.
O mais importante é contar com um bom microfone — converse com um profissional que entenda do assunto para escolher um que seja adequado de acordo com a sua necessidade — e gravar em um ambiente silencioso, já que ruídos externos podem comprometer a qualidade do material.
Se possível, invista em isolamento acústico, pois mesmo que seja um local silencioso, podem aparecer sons indesejados na gravação, assim como pode ocorrer desnivelamento de áudio e reverberação, o que nem sempre dá para corrigir na edição.
Veja os detalhes da edição nesse episódio do Geraes Podcast com o Carpinejar:
2. Gravar
Antes de gravar cada episódio do seu podcast, é importante fazer um roteiro e estudar sobre a pauta que será levantada. O roteiro não necessariamente precisa ser seguido à risca, mas serve para direcionar a conversa, de modo que nenhum ponto relevante seja esquecido e você não se perca no assunto.
Se for uma entrevista, também é importante pesquisar sobre o convidado e preparar as perguntas. Mas não se prenda exclusivamente a isso! É importante ter feeling para desenrolar bem a conversa e saber a hora de entrar com uma nova pergunta ou até pular alguma que não faça muito sentido no contexto do momento. Isso é algo que você vai desenvolvendo com a prática ou observando outros podcasters mais experientes que podem servir de exemplo e inspiração para você.
Para realizar a gravação, caso faça de forma independente, você pode usar o Audacity, um software livre profissional, disponível para Windows, Linux e Mac. Ele também pode ser usado para editar seu programa. Caso queira gravar em vídeo para disponibilizar o podcast no YouTube, você pode usar o Google Meet ou o Zoom.
3. Editar
Na hora de editar o podcast, além de fazer essas correções de áudio e remover trechos (como erros de gravação e pausas longas), também podem ser incluídos efeitos sonoros, além da vinheta de abertura.
Os efeitos ou “vírgulas sonoras” servem para deixar o conteúdo mais fluido e dinâmico, mas, em excesso, podem acabar causando efeito contrário, deixando-o “poluído” ou cansativo. Se for usar algum tipo de trilha sonora ou fundo musical, tome o cuidado de escolher canções que sejam livres de direitos autorais e atente para que o volume não atrapalhe a conversa.
Se você não tem habilidade com edição de áudio, precisará contratar alguém para editar seu podcast, de modo a ter um resultado profissional. Caso grave em estúdio alugado, pode ser que no mesmo local ofereçam serviço de edição, entregando o material final pronto para ser publicado.
Olha esse exemplo, Professora Flávia Rita no Geraes Podcast:
4. Publicar
Para fazer a distribuição do podcast nas plataformas de áudio, é necessário usar uma ferramenta de hospedagem e geração de feed RSS, como o Anchor, que pertence ao Spotify. Com ele você pode gravar a partir do seu próprio aplicativo (inclusive com convidados), além de editar, fazer a hospedagem e a distribuição do podcast para as principais plataformas.
É uma ferramenta gratuita, com hospedagem ilimitada e todas as ferramentas necessárias para você tirar seu projeto do papel. O Anchor fornece, ainda, um relatório de episódios e audiência para você saber como seu podcast está performando. Fazer esse acompanhamento é interessante para você saber se está no caminho certo, que tipo de público está atingindo e traçar estratégias para melhorar cada vez mais o alcance e desempenho do seu podcast.
Com o feed RSS gerado, além do próprio Spotify, que é a plataforma de áudio mais popular atualmente, você também pode agregar os episódios no Google Podcast, Apple Podcast e todas as outras plataformas disponíveis.
Veja só esse episódio do Geraes com Tiago Mitraud e Guilherme da Cunha, políticos do Partido Novo no Spotify:
5. Divulgar
Depois de seguir todas as etapas para produzir um podcast e colocá-lo no mundo, você precisa fazer com que as pessoas saibam que ele existe e queiram consumir este conteúdo. A forma mais indicada de fazer isso você já deve saber qual é: usando as redes sociais, como Instagram e TikTok.
Crie chamadas atrativas e publique trechos dos episódios — os famosos “cortes” — que instiguem o público a assistir/ouvir o episódio inteiro.
Esperamos que este post tenha ajudado você a saber como começar um podcast. Aproveite e conheça o Geraes Podcast: só papo bão com gente mineira de valor!