Como conservar a sua camisa de malha mineira

Como conservar a sua camisa de malha mineira

A camisa de malha é uma das peças mais versáteis de todos os tempos e em praticamente todos os armários, tanto de homens e mulheres quanto de crianças. É, sem dúvidas, a aposta mais prática de vestuário para o dia a dia.

Mas, mesmo sendo uma peça básica, a camisa de malha não precisa ser sem graça: lisa ou estampada, ela pode ser usada para criar looks de estilos variados e ainda passar uma mensagem bacana ou expressar sua personalidade. As camisetas da Bendizê, por exemplo, são a cara de Minas Gerais: se você é mineiro(a) com orgulho e/ou se identifica com nosso jeitim e nosso sotaque, apostamos que vai curtir muito as estampas da Bendizê!

Além disso, prezamos demais pela qualidade da malha usada para confeccionar as camisetas da marca. A maioria das nossas peças é 100% algodão, um material natural, fresco e resistente ao mesmo tempo.

E, para que a peça tenha uma vida útil maior, neste post vamos ensinar como cuidar da sua camisa de malha mineira da Bendizê, pro cê desfilar com ela por aí esbanjando charme e mineiridade até não poder mais! (Mas já adianto que “mineirice não tem cura”, hein, sô?).

O que é vida útil de uma peça de roupa

A vida útil da peça corresponde ao tempo que ela permanece com boa aparência: sem manchas, desbotamento, sinais de desgaste no tecido e/ou na estampa, deformação na gola ou na malha, costuras desfeitas etc. 

Dois fatores são importantes para aumentar a vida útil de uma camisa de malha: a qualidade da confecção e o cuidado do usuário. O primeiro a Bendizê garante, já o segundo depende do cê, uai! 

Mas calma que vamos te ajudar! Afinal, cê já tá bem grandinho(a) e é capaz de deixar suas camisetas limpinhas, cheirosas e conservadas por mais tempo (eita que parece até comercial de sabão em pó!), apenas seguindo algumas dicas básicas. Bora lá?

Cuidados ao lavar sua camisa de malha

O ideal é lavar suas camisas de malha à mão, e não deixar de molho por muito tempo — em média 15 minutos, se a peça não estiver muito suja. Se tiver manchas, pode até deixar um pouco mais, cerca de 1 hora. Em todo caso, não deixe o molho passar de 2 horas, e não misture cores claras e escuras. Sabe aquela história de esquecer a roupa lá no balde? Curuiz credo! Faz isso não, hein, sô?

Cê pode até pensar que quanto mais tempo de molho, mais limpa a roupa vai ficar — mas não é bem assim não. A água é um “solvente universal”, o que significa que ela tem poder de diluir tudo, dependendo do tempo de exposição. Sem falar nos componentes químicos presentes na água tratada, que podem reagir com a química do tingimento da camiseta. Além disso, a tendência é que a sujeira que saiu na água passe a se acumular no tecido novamente depois de um certo tempo de molho. Crendeuspai, tá repreendido!

Use, de preferência, sabão líquido neutro, não esfregue com muita força e lave a peça em uma superfície lisa — cuidado com tanques de pedra e de madeira. Outra dica importante é não torcer sua camiseta de malha para não esgarçar o tecido. Esprema com as mãos retirando o excesso de água com delicadeza e depois bata-a no ar para  esticá-la — isso pode facilitar na hora de passar ou até dispensar o ferro.

Para saber se a peça deve ser obrigatoriamente lavada à mão ou se pode ir na máquina, a temperatura máxima da água, se pode usar alvejante ou não, se deve secar à sombra, a temperatura do ferro na hora de passar e outros detalhes assim, sempre confira as instruções da etiqueta. Caso você corte as etiquetas das suas roupas, lembre-se de tirar uma foto da etiqueta junto com a peça para conferir na hora de lavar.  

E se você não sabe interpretar aqueles símbolos das etiquetas de roupa, confira este outro post linkado aqui!

Lavando camisas de malha na máquina

Sabemos que, com a correria do dia a dia, muitos acabam optando por lavar roupas na máquina, o que realmente acaba sendo mais prático, mas também exige alguns cuidados se ocê num quiser diminuir a vida útil das suas camisetas.

A primeira regrinha é separar as peças em brancas, pretas e coloridas ou, pelo menos, claras e escuras, em ciclos de lavagem diferentes, para evitar que peças escuras ou coloridas manchem as peças claras. Algumas peças com pigmentação mais intensa podem ser propícias a soltar tinta durante a lavagem e, portanto, devem ser lavadas separadamente, à mão. Confira na etiqueta ou faça um teste na primeira lavagem, deixando-a de molho separada das demais peças coloridas e observando se solta tinta.

Camisetas com estampas devem ser colocadas na máquina do avesso. No caso de tecidos mais delicados, pode até colocar a peça dentro de um saquinho próprio para lavagem na máquina (acha em supermercado). 

Também não misture peças de roupa com roupas de cama e banho ou outros tipos de materiais, como panos de prato e panos de chão, e respeite a capacidade da máquina. Encher demais na tentativa de ganhar tempo ou economizar água e energia pode não ser um bom negócio: além de perder em eficiência de lavagem, grandes bolos de tecido dentro da máquina tendem a estender e esgarçar, danificando as fibras dos tecidos. Imagina estragar sua camiseta preferida assim? Larga de ser besta, sô!

Trate as manchas previamente, esfregando à mão ou aplicando um produto tira-manchas específico no local (de acordo com as instruções do fabricante e da etiqueta). Dificilmente elas sairão apenas com a lavagem normal da máquina, e assim cê evita também um molho prolongado ou uso excessivo  de sabão.

Cuidado com excesso de sabão e de amaciante, que podem deixar manchas parecidas com manchas de gordura nas roupas. O ideal é diluir o amaciante com um pouco de água antes de colocar no dispenser da máquina — nunca coloque diretamente sobre a roupa. Em geral, alvejantes à base de cloro devem ser evitados (exceto em peças brancas). 

Atenção na hora de selecionar o programa de lavagem adequado de acordo com os tipos de peças. Para camisas de malha, geralmente se usa ciclos mais leves, como “dia a dia” (confira as instruções no manual da sua máquina de lavar). Agitação excessiva ou desproporcional pode danificar as fibras do tecido. 

Uma dica de ouro é acrescentar um pouco de vinagre junto com o sabão líquido para ajudar a preservar as cores. O vinagre pode até mesmo substituir o amaciante — nesse caso, use aproximadamente uma xícara. Ele vai neutralizar o mau odor e amaciar os tecidos sem danificá-los. E não fica cheiro residual de vinagre na roupa, tem base um trem desse? 

Secagem 

Coloque suas roupas para secar assim que terminar a lavagem. Deixá-las por muito tempo na máquina pode ocasionar enrugamento e até mau cheiro. 

O ideal é secar suas camisas de malha do avesso e à sombra (de preferência em um local onde bata vento), porque o sol pode provocar desbotamento ou até danificar as fibras do tecido, dependendo do tempo de exposição (não deve ultrapassar 2 horas). Não é recomendado usar secadora, pois a camisa de malha pode encolher ou haver deformações no tecido em altas temperaturas.

Na hora de pendurar a peça para secar, certifique-se de que o peso esteja bem distribuído e não concentrado em algum ponto, evitando possíveis deformações. Se a peça estiver muito encharcada — no caso de ter sido lavada à mão isso é comum —, é mais indicado colocá-la no varal pendurada pelo meio do que um cabide, por exemplo.

Como passar sua camisa de malha de forma segura 

Nunca passe ferro sobre uma estampa, sob o risco de danificá-la permanentemente. Nesses casos, é mais seguro passar do lado avesso e, ainda assim, ter cautela com a região da estampa. 

Em geral, a temperatura máxima do ferro não deve passar de 150º (sempre confira na etiqueta). Espere a camiseta esfriar antes de dobrar para evitar marcas de dobra

Armazenamento

As camisas de malha (ou camisetas de algodão) deverão ser guardadas em um local limpo, seco, ao abrigo da luz (tanto natural quanto artificial) e livre de insetos, como gavetas ou um armário com portas. O ideal é que sejam guardadas dobradas porque, dependendo da fibra do tecido, o cabide pode marcar a camiseta ou até ocorrer pequenas deformações na peça se ela ficar pendurada por muito tempo. 

E aí, gostou das nossas dicas para conservar melhor suas camisas de malha mineiras para aumentar a vida útil delas e fazer valer (ainda mais) o investimento? Sabemos que são muitos detalhes e que, em um primeiro momento, pode parecer complicado demais seguir todos esses passos, mas com a prática cê pega o jeito e depois de um tempo vai no automático, prometo! Em todo caso, salva aí esse conteúdo pra consultar sempre que precisar. Aproveita e já visita logo o site da Bendizê. Mineirize-se!

Assine nossa newsletter

Novidades em primeira mão e muita mineiridade. Inscreva-se:

Assuntos relacionados

Veja todos ->
Rolar para cima
× Compre na Bendizê!