O que é que o inverno em Minas Gerais tem de tão especial, hein, sô? Para além de sua fama hospitaleira, Minas tem revelado cada vez mais o seu potencial turístico. Afinal, se tem um trem que o mineiro sabe fazer é receber bem, uai!
Mas não é só isso que tem atraído um número crescente de visitantes de várias regiões do país para nossa terrinha abençoada: por aqui temos imensas belezas naturais, históricas e arquitetônicas a serem exploradas — sem falar na melhor culinária do Brasil! Ô trem bão! O inverno pode ser uma das melhores épocas para desfrutar de tudo isso, e nós vamos te mostrar o porquê…
Que tal curtir o inverno em Minas Gerais?
O inverno dá um charme extra a alguns dos principais destinos de viagem em Minas Gerais. Bão demais curtir um friozim gostoso nas montanhas de Minas, aproveitando as delícias da gastronomia mineira e as paisagens que ficam ainda mais bucólicas e encantadoras nessa época, com a cerração dando as caras no início da manhã e em belíssimos fins de tarde, com céu azul e aquele pôr do sol de tirar o fôlego. Hora de pegar um belo cafézim mineiro e curtir o visual com uma boa companhia (que pode ser até a sua própria, uai not?).
Pra ajudar ocê a programar logo essa viagem deliciosa, neste post reunimos dicas de alguns dos melhores destinos de inverno em Minas Gerais. Bora conferir?
Tiradentes
Essa charmosa cidade histórica mineira já foi até cenário de novela, e ganhou fama internacional por conta da gastronomia: restaurantes premiados e chefs estrelados transformaram a cidade em um dos principais destinos gastronômicos de Minas e do Brasil. Descubra onde comer bem em Tiradentes.
Nessa época do ano, em que as temperaturas caem e a cerração deixa a paisagem ainda mais pitoresca, você também poderá curtir eventos como o Vinho e Jazz em junho, o Inverno Tiradentes Cultural em julho e o famoso Festival de Gastronomia de Tiradentes em agosto. Confira aqui o calendário!
O centro histórico de Tiradentes é pequeno e gracioso, convidando a bater perna e se perder por seus becos e ruas de pedra, observando as casinhas coloridas, casarões coloniais, igrejas setecentistas e museus centenários.
Nesse passeio pelas ruas de Tiradentes, você também encontra lojas super bacanas para fazer comprinhas de viagem e produtos tipicamente mineiros — trem de comer, de enfeitar e de vestir. Dá um pulim na Bendizê para conhecer as camisetas mineiras mais modernas que tá tendo! Fica pertim dos melhores restaurantes e atrações turísticas, na Rua Direita, nº 26. Você ainda garante um moletom estiloso pra encarar o friozim gostoso de Tiradentes nessa época, esbanjando mineiridade.
A infraestrutura hoteleira da cidade também não deixa a desejar, com opções de vão de resorts e hotéis de charme a pousadas mais simples e aconchegantes. Neste outro post aqui você encontra algumas opções interessantes de hospedagens em Tiradentes e também em outras cidades mineiras.
Monte Verde
Conhecida como a “Suíça brasileira” ou a “Campos do Jordão mineira”, Monte Verde é um dos principais destinos de inverno em Minas Gerais. A cidade é muito procurada nessa época, principalmente por casais apaixonados. O clima de romance predomina nos quartos das pousadas com lareira, jacuzzi e vista para a Serra da Mantiqueira, e também nos restaurantes especializados em fondue, servido geralmente à luz de velas.
Praticamente todas as atrações urbanas ficam na mesma rua: a av. Monte Verde, repleta de lojas, galerias e restaurantes com estética inspirada na Europa. A cidade também tem fama de ser um bom lugar para comprar roupas de frio e outros artigos de inverno, como meias, luvas, toucas, cachecóis etc.
Para quem busca algo além de curtir a pousada, os restaurantes e fazer umas comprinhas, há opções de ecoturismo na região, como passeios de quadriciclo e as trilhas da Pedra Redonda e do Pico do Selado. Importante ressaltar que Monte Verde tem temperaturas amenas o ano inteiro, mas no inverno elas podem cair abaixo de 0º — e, por ser alta temporada, é bão fazer reserva com bastante antecedência, viu?
Gonçalves
Essa cidadezinha de apenas 4 mil habitantes também fica na Serra da Mantiqueira e é muito procurada por casais e famílias, principalmente no inverno em Minas Gerais. A diferença em relação a Monte Verde é que Gonçalves tem uma pegada mais rústica, mas também oferece excelentes opções de hospedagens românticas — a maioria delas na área rural, onde também vive a maior parte da população.
Na culinária da região, se destacam os pratos com truta. Lá você encontra algumas boas cervejarias artesanais, cafeterias simples e aconchegantes e até uma charmosa casa de chá. Aproveite também para comprar geleias, compotas e temperos de produção local. Um lugarzim especial para apreciar a vida sem pressa!
Alto Caparaó
Cercada pela Serra do Caparaó, é onde fica a entrada principal para o parque que leva o mesmo nome da cidade. Lá está o Pico da Bandeira — o ponto mais alto de Minas Gerais e o terceiro do Brasil, com 2892 metros. Nuuuh, imagina o friii que faz lá em cima!
O parque tem muitas trilhas acessíveis e é bastante procurado para ver o nascer do sol acima das nuvens, sendo um dos principais destinos de aventura e ecoturismo de Minas Gerais.
Além disso, a cidade é uma das maiores produtoras de café arábica do mundo! Pensa bem, sô… No inverno tem nada mió que esquentar o corpo, depois de uma trilha, com um belo cafézim mineiro premiado em uma das cafeterias de Alto Caparaó.
Ouro Preto
O Festival de Inverno de Ouro Preto é bem tradicional, com atrações musicais, culturais e manifestações artísticas que agitam a famosa cidade histórica e universitária. Ouro Preto abriga o maior conjunto arquitetônico barroco do mundo, tendo sido considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO por sua beleza e importância histórica.
Perder-se pelas ladeiras de Ouro Preto, adentrar suas igrejas riquíssimas em ornamentos (muito ouro!), passar pelas lojinhas e feirinha de artesanato e degustar a típica culinária mineira nos bons restaurantes que encontramos por lá é a receita para um fim de semana delicioso e inesquecível!
Vale a dica, ainda, de fazer o passeio de Maria Fumaça e visitar a vizinha Mariana e esticar por uns dias em Lavras Novas, um distrito de Ouro Preto muito procurado por casais e famílias em busca de sossego e contato com a natureza.
Tá esperando o que, hein, sô? Vem curtir o inverno em Minas Gerais!
A Bendizê é uma marca de moda mineira sem estereótipos. Fazemos moda com sotaque, inspirada pela riqueza cultural e diversidade de costumes encontrada em Minas Gerais. Criamos roupas com alma e jeitim mineiro pro cê sair esbanjando charme com peças cheias de estilo e identidade. Tem orgulho de ser mineiro(a) ou se identifica com nosso jeitim? Bem-vindo(a), sô!