- Feira Hippie (Av. Afonso Pena, Centro – aos domingos)
- Feira da Savassi (Rua Tomé de Souza, Savassi – às quintas-feiras)
- Feirinha Buritis (Rua Mário Werneck, 1685 – aos sábados)
- Feirinha Aproxima (edições mensais em diferentes locais de BH)
- Feira de Plantas e Flores Naturais (Av. Carandaí, Santa Efigênia – às sextas-feiras)
Belo Horizonte é uma capital conhecida por sua cultura rica e diversificada. Entre as diversas manifestações culturais que a cidade abraça, as feiras livres ocupam um lugar especial. Elas fazem parte do cotidiano dos belo-horizontinos, oferecendo uma ampla gama de produtos e representando a autenticidade e a vitalidade da cidade. Nas feiras de BH, é possível encontrar um pouco de tudo: desde flores e artesanato até roupas, bijuterias e uma variedade de comidas típicas de feira e da maravilhosa culinária mineira.
Um mundaréu de trem nas feiras livres de BH
As feiras livres de Belo Horizonte são verdadeiros tesouros para quem busca experiências autênticas e produtos diferenciados. É possível encontrar de tudo um pouco, e cada feira tem sua própria essência e identidade. O artesanato local é especialmente valorizado, representando a habilidade e criatividade dos artistas da região.
Para os apaixonados por gastronomia, as feiras livres de Belo Horizonte são um convite ao deleite. Com uma vasta oferta de pratos típicos da culinária mineira e também de outras regiões do Brasil e do mundo, as feiras proporcionam uma verdadeira viagem pelos sabores. De quitandas tradicionais a pratos exóticos, é possível satisfazer diferentes paladares.
1. Feira Hippie
A Feira Hippie de Belo Horizonte é um ícone da cidade. Localizada na Avenida Afonso Pena, ela é conhecida nacionalmente e atrai moradores e turistas todos os domingos, desde as primeiras horas da manhã — a dica para garimpar os melhores produtos e conseguir percorrer a feira toda é chegar bem cedinho. Afinal, são mais de 1400 barracas divididas em 11 setores de artesanato e 3 de alimentação.
Por lá, cê encontra artesanato, roupas, acessórios, objetos de decoração e uma grande diversidade de produtos criativos e únicos. E, depois de bater perna na feira, nada melhor que um belo pastel de feira, um churrasquinho, um tropeiro ou até um acarajé — tudo isso tem na Feira Hippie de BH! Você também pode aproveitar para dar uma volta no Parque Municipal, que fica ali do ladinho.
2. Feira da Savassi
Diferentemente da maioria das outras feiras, a Feirinha da Savassi, na rua Tomé de Souza, acontece durante a semana, às quintas-feiras e começa no fim da tarde, se estendendo até a noite (17h às 22h). Trata-se de uma feira exclusiva de produtos alimentícios e gastronomia, com barracas de petiscos, doces, biscoitos e bebidas, além de frutas, legumes e verduras frescas.
É uma ótima opção para fazer compras após o trabalho e também acabou virando um tradicional ponto de encontro de happy hour, rolando até roda de samba, acompanhada de cerveja gelada, porções de boteco e opções de comida mineira, baiana, árabe, dentre outras.
Aproveite que estará na região e dá um pulo na loja da Bendizê da Savassi!
3. Feirinha Buritis
Localizada no Bairro Buritis, essa feira livre foi uma iniciativa dos próprios moradores da região a partir de um movimento de artesãos locais que buscavam um espaço adequado para expor seus produtos aos vizinhos. Ela acontece em um local cedido pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e oferece uma variedade de produtos que vão desde artesanato e roupas a objetos de decoração, quadros e produtos para pets.
Na Feira do Buritis também há opções gastronômicas, como comida árabe e cervejas artesanais. Além disso, tem espaço kids, com monitores que promovem oficinas e atividades recreativas. Portanto, é um ótimo programa de fim de semana para toda a família — e você também pode levar seu animalzinho de estimação, fazendo uso adequado da guia.
4. Feirinha Aproxima
A Feirinha Aproxima é uma feira gastronômica que tem como propósito valorizar a produção local e incentivar o consumo de alimentos frescos e saudáveis. Ela ocorre em diferentes pontos da cidade, reunindo produtores locais e chefs renomados, oferecendo aos visitantes a oportunidade de degustar e adquirir produtos de alta qualidade. Acompanhe o Instagram do Projeto Aproxima para ficar por dentro das datas e horários.
5. Feira de Plantas e Flores Naturais (“Feira das Flores”)
Os amantes de flores encontram na Feira das Flores um verdadeiro paraíso. Realizada na Avenida Carandaí (entre a Avenida Brasil e a rua Ceará, próximo ao colégio Arnaldo), a Feira das Flores, como é mais conhecida, acontece às sextas-feiras.
Caminhando por entre as árvores seculares da Avenida Carandaí, você vai encontrar em mais de 30 barracas uma grande variedade de plantas, flores, artigos de jardinagem e decoração — um prato cheio para quem busca beleza e inspiração para decorar espaços com muito verde e cor.
As feiras livres de Belo Horizonte refletem a diversidade e a riqueza cultural da cidade. Seja para encontrar produtos diferentes, experimentar sabores autênticos, seja para simplesmente vivenciar a atmosfera única desses espaços, as feiras de BH são paradas obrigatórias para moradores e visitantes. Não deixe de explorar essas opções e descobrir um mundo de possibilidades nas feiras livres da capital mineira.
Aproveite e confira agora 7 bares tradicionais em BH que cê não pode deixar de conhecer!