Minas Gerais é dos estados com mais tradição na produção e comercialização de artigos têxteis, e está em constante evolução quando o assunto é moda. Marcas consolidadas e novas marcas que vêm surgindo levam um pouco da moda mineira para o resto do país e do mundo.
Nosso jeitim mineiro de ser, nossa criatividade, espontaneidade e simplicidade, de uma forma ou de outra, contribuem para este sucesso. Pode-se dizer que é a mais pura mineiridade, mas, sobretudo, é a capacidade de desenvolver bons modelos de negócio.
Nesse post, reunimos uma seleção de marcas mineiras de moda que cresceram e se destacaram nacionalmente, com representantes de diferentes estilos. Cê vem?
Os números da indústria de vestuário em Minas Gerais
A indústria da moda mineira está fortemente relacionada ao desenvolvimento econômico, industrial e de identidade do estado, reconhecido pela criatividade e qualidade do que é produzido pela nossa indústria têxtil. Além disso, em Belo Horizonte é realizado o maior salão de negócios de moda da América Latina: o Minas Trend.
A cadeia produtiva da moda, que inclui vestuário, calçados, bolsas, joias e bijuterias, é um segmentos industriais mais expressivos do estado, com mais de 120 mil trabalhadores atuando em mais de 8 mil empresas do setor, o que representa cerca de 12% da atividade industrial em Minas Gerais, de acordo com dados da FIEM (Federação das Indústrias de Minas Gerais).
Moda casual mineira
Para começar, vamos falar de moda casual, pois é nossa queridinha e onde a Bendizê se posiciona. Desta forma, não poderíamos começar com outra marca que não fosse ela:
Bendizê
Fundada em 2017 pelos sócios Breno e Leo, a Bendizê traz em seu DNA a identidade e a cultura mineira raiz, com um toque de modernidade e muito estilo. A marca representa nosso jeitim mineiro de ser e de falar de uma forma descontraída e atual, prezando pela qualidade e design das peças.
As estampas são inspiradas pela essência de Minas Gerais, trazendo elementos diversos da cultura, da culinária e, principalmente, do sotaque mineiro, com frases e expressões mineiras como Uai, Trem, Arreda, Cê é fi de quem, É junto dos bão que a gente fica mió, entre muitas outras. Afinal, o sotaque mineiro é o mais charmoso e atraente do Brasil, cê concorda?
Em cada coleção, a marca apresenta novidades. Há também as estampas queridinhas que permanecem como sucesso de vendas e vão ganhando novas versões além das clássicas. Com a demanda crescente, a marca foi se expandindo e aumentando seu portfólio de produtos. Além das camisetas de Minas Gerais, a Bendizê tem camisas de botão, bermudas, moletons, croppeds, bonés, canecas, chinelos, bolsas, body infantil etc.
Atualmente conta com 4 lojas físicas, sendo duas na capital (Savassi e Mercado Novo), uma no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e uma na cidade histórica de Tiradentes. O site da Bendizê faz entregas em todo o Brasil!
Nephew
A Nephew Clothing nasceu em 2012 em Belo Horizonte. É uma grife mineira de street wear, com identidade jovem, abordando temas como música, política e tudo o que vivemos em nosso cotidiano. Ela se tornou uma das principais marcas de street wear brasileira, se destacando por sua inovação e criatividade.
A marca consegue conversar, como poucas, com o público jovem, ao fazer moda com uma identidade questionadora, rebelde e irônica. O fundador é o DJ Victor Sobrinho, que decidiu criá-la quando, após uma experiência fora do país, percebeu que não havia no Brasil marcas que comercializassem um estilo de produto que ele gostaria de consumir.
Sempre com referências do hip hop e cultura urbana, a Nephew tem uma produção versátil e já se aventurou, com doses de ousadia, até mesmo em alfaiataria, apostando em padronagens clássicas, tais como: listras, risca de giz e xadrez. A nova experiência resultou em uma coleção mais elegante, ainda que com peças casuais: com blazer, sobretudo, jaqueta, camisa, bermuda e calça cropped.
Confira o bate-papo com o Victor Sobrinho (fundador da Nephew) no Geraes Podcast!
Serafine
Embora bastante jovem, a Serafine vem conquistando sua fatia no mercado de moda casual masculina e já conta com diversas lojas pelo Brasil. A marca veste o homem literalmente dos pés à cabeça e trabalha com o que há de mais moderno, tecnológico e sustentável no mercado.
Criada em junho de 2015, Serafine é uma das empresas que mais cresce no segmento de varejo de moda masculina em Minas Gerais e uma das maiores do Brasil em número de franquias. São mais de 60, além das mais de 100 multimarcas.
Chico Rei
Provavelmente você conhece ou já ouviu falar da Chico Rei. Mas sabia que a marca é de Juiz de Fora? Pois é, sô, mineirinha tamém! A história começou para valer em 2008, quando seus fundadores ainda estavam na faculdade. Hoje é uma marca forte no cenário nacional, com mais de 1 milhão de produtos criados, e clientes em diversas cidades no Brasil.
A Chico Rei produz camisetas com estampas divertidas da cultura pop que remetem a filmes, séries de TV, moda, música, livros, rock e brasilidade. Tem o objetivo de oferecer oportunidade para pessoas interessantes se expressarem — a arte criando conexões, iniciando diálogos e inspirando o ciclo de criatividade. Um exemplo disso foi uma coleção em parceria com Milton Nascimento, nosso Bituca, com peças que remetem à carreira do músico.
Um pouco de conceito e sofisticação
Ronaldo Fraga
As criações do renomado estilista Ronaldo Fraga são cheias de poesia, inspirando um mergulho em memórias e folclore, que ao mesmo tempo emociona e provoca humor. Seu gosto por histórias e pela literatura brasileira é uma característica forte da personalidade de Ronaldo, que ele imprime em sua marca. Ele se formou no primeiro curso do país de estilismo e modelagem de vestuário, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A marca Ronaldo Fraga existe desde 1997, e as peças são comercializadas em lojas próprias na capital mineira, além de pontos de venda pelo país. Em 2016, Ronaldo inaugurou em BH o Grande Hotel Ronaldo Fraga, que nada mais é que um espaço de bom gosto com loja, bistrô, galeria e espaço para festas em um casarão super agradável construído nos anos 1920. Em 2022, inaugurou um atelier-loja no Mercado Novo em BH, espaço que reúne, de forma democrática, moda, cultura, entretenimento e gastronomia.
Patricia Bonaldi
Patricia Bonaldi se destaca com seus vestidos de festa cheios de bordados e rendas. Fundada em 2012 pela estilista que empresta seu nome à marca, tem uma proposta cosmopolita e moderna, que consegue transitar em diversas ocasiões, como o casual e moda praia, sem perder sua essência e originalidade.
Com peças sofisticadas e exuberantes, sua marca registrada são vestidos ousados, modernos e fashionistas. Tamanho é o sucesso que os vestidos são comercializados pelo mundo afora (Estados Unidos, Europa, Rússia e Oriente Médio) em lojas de luxo, como a Harrods, na Inglaterra.
Além da marca de vestidos de festas, o grupo também é dono da PatBo, que tem uma pegada mais casual.
Fabiana Milazzo
A leveza do casual invadindo a moda festa e a riqueza da festa incrementando o casual. Sofisticação, feminilidade e originalidade são características marcantes e se tornaram o DNA da marca Fabiana Milazzo, homônima de sua criadora.
A estilista é conhecida por vestir famosas com peças trabalhadas em bordados riquíssimos. Aliando a rebeldia ao perfil romântico, cria peças delicadas, com pérolas, rendas e bordados. Pense também em acabamentos desfiados, xadrez e looks desconstruídos.
Fabiana Milazzo já conquistou o mercado internacional com peças artesanais repletas de bordados e rendas. A marca iniciou suas atividades em 2000 e hoje mantém 2 lojas próprias: uma em Uberlândia, cidade na qual também está localizada sua fábrica, e outra em São Paulo.
Moda feminina feita por grandes mineiras
Luiza Barcelos
Única dessa lista no segmento de calçados, a marca Luiza Barcelos aposta na feminilidade e na riqueza de detalhes em seus sapatos. Sempre se preocupando com a qualidade e a antecipação de tendências, cerca de mil produtos diferentes são lançados a cada temporada — levando em consideração as muitas variações de materiais e de cores.
Fundada nos anos 1980, a grife faz parte da história da moda mineira e brasileira. Os sapatos bordados também são best-sellers, até porque a Luiza Barcelos foi a primeira marca a bordar sapatos, tanto à mão quanto à máquina. Hoje, conta com cerca de 800 pontos de venda em todo o Brasil, incluindo suas lojas-conceitos.
Fato interessante: a marca explora com maestria conceitos de marketing para personificação de marca. Um exemplo disso é que a foto de perfil do Instagram oficial da marca, é uma foto da CEO: a própria Luiza. Chique, né?
Iorane
A Iorane apresenta uma identidade traduzida em peças com design e tecidos diferenciados. Renda, tricoline e tricô são grandes apostas da marca, assim como o jeans, que sempre é um hit em todas as temporadas. Conta com lojas próprias nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Através do e-commerce, atende todo o mercado nacional e, a partir de dezembro de 2015, passou a comercializar também para outros países, inaugurando seu shipping internacional. No atacado, a Iorane está representada em mais de 800 multimarcas em todo o Brasil.
Skazi
Concorrente direta da Iorane e queridinha das blogueiras, a marca produz moda feminina com pegada sofisticada e vanguardista. Romantismo, delicadeza e contemporaneidade inspiram as coleções da Skazi, com criações diferenciadas, descontraídas e combinações de materiais refinados e acabamentos elegantes.
Fundada em 1993 por Ana Paola Murta e Vander Martins, hoje são mais de 500 pontos de venda e uma história alicerçada pela competência e bom gosto. A marca se firma a cada estação como criadora de tendências com estampas, shapes e materiais diferenciados. Em 2019, foi vendida para o AMC Têxtil, maior gestor de marcas de moda da América do Sul.
Apoá
Criada em 2009 pelas estilistas Anna Caroline e Poliana, a marca mineira de estilo casual, Apoá, vem se destacando através de suas modelagens e estampas exclusivas, femininas e cheias de estilo. Seu posicionamento é voltado a mulheres jovens e contemporâneas.
Com o crescimento da marca e uma procura cada vez maior, em 2012 a Apoá “abriu as portas” do showroom para o mercado atacadista e a partir daí foi só “morro acima”. De lá pra cá, apresentou números de crescimento de se encher os olhos. Presente em vários estados brasileiros, se fortalece em cada estação.
É isso aí, meu povo, a moda mineira continua em ascensão e gerando muitos empregos. Podemos dizer que criatividade e mineiridade são sinônimos de sucesso. Sabendo conectá-las a boas práticas de gestão de negócios, o resultado não podia ser outro: marcas mineiras se destacam no mercado de moda nacional e internacional.Sentiu falta de alguma marca mineira de moda neste post? Segue a Bendizê no Instagram e conta lá pra gente!