O Parque da Serra do Curral é um dos tesouros naturais e culturais de Belo Horizonte e de Minas Gerais. O Parque foi criado para proteger a Serra do Curral, uma imponente formação rochosa que não apenas emoldura a paisagem da capital mineira, mas é também parte vital de sua história e identidade.
Neste post, cê vai conhecer um tiquim mais da história da Serra do Curral e descobrir as quais os atrativos desse Parque para quem quer se aventurar pela natureza sem precisar sair de BH!
Serra do Curral: um grande símbolo de Belo Horizonte
Se você já teve o prazer de visitar Belo Horizonte ou mesmo se apenas a avistou em fotografias, certamente notou a presença majestosa da Serra do Curral no horizonte: um maciço de 1354 metros, tão emblemático que tornou-se um símbolo da cidade — eleito pelos moradores em uma votação popular em 1997.
A Serra do Curral é um espetáculo da natureza que se ergue no cenário de Belo Horizonte, servindo como pano de fundo para as atividades diárias dos belo-horizontinos. Sua presença é tão marcante que, ao ser tombada como Patrimônio Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), não houve apenas um reconhecimento de sua importância ecológica, mas também de sua relevância cultural e simbólica para a cidade.Graças à sua altitude, tornou-se, ainda, um ponto estratégico de transmissões de rádio e tv.
A história viva da Serra
A história da Serra do Curral está profundamente entrelaçada com a história de Minas Gerais e da capital Belo Horizonte. Desde os primórdios da ocupação humana na região, a Serra do Curral testemunhou os desafios e conquistas do povo mineiro. É uma espectadora silenciosa de séculos de transformações sociais, culturais e ambientais.
A região já era explorada pela Coroa Portuguesa e pelos moradores da Província de Minas Gerais desde o século XVII, quando ainda era conhecida como Serra das Congonhas. Quando o bandeirante paulista João Leite da Silva Ortiz fundou a Fazenda do Cercado no Curral Del Rey foi que ela passou a ser chamada de Serra do Curral.
Naquela época, era uma referência geográfica para os bandeirantes que percorriam as vilas e arraiais da região.
Sua localização foi determinante para a escolha da região onde seria construída a nova capital mineira, em função do clima e da oferta de recursos hídricos. Assim, seria considerada uma boa cidade para se viver ou passar uma temporada em recuperação de doenças respiratórias, por exemplo.
Características da Serra
A Serra do Curral apresenta características minerais típicas do Quadrilátero Ferrífero, com grandes quantidades de ferro, itabiritos e hematitas. Contudo, até o começo do século XX, a exploração mineral era praticamente nula. Sua vegetação é composta pela transição entre Cerrado e Mata Atlântica.
Na parte norte da Serra fica a maioria das nascentes dos córregos que abastecem Belo Horizonte e a região metropolitana, como o Ribeirão Arrudas e o Córrego do Cercadinho. Ela também abriga uma grande biodiversidade, incluindo espécies da fauna ameaçadas de extinção, como o porco-do-mato, a jaguatirica e o lobo-guará.
Também é habitat de furões, gambás, veados, pacas, iraras e cachorros-do-mato, além de mais de 20 espécies de aves, algumas endêmicas do cerrado, como a campainha-azul, e outras comuns em regiões de montanhas, como gavião carrapateiro, gavião carcará, coruja caburé, sanhaço de fogo, chorozinho-de-chapéu-preto e choca-da-mata.
Seus 400 mil metros de extensão são divididos em três áreas: o Parque da Serra do Curral, a Praça do Papa e o Parque das Mangabeiras, reunindo o maior complexo de parques urbanos da capital mineira e um dos maiores da América Latina
O Parque da Serra do Curral: um oásis de natureza
Inaugurado em setembro de 2012, o Parque da Serra do Curral ocupa uma área de 4 mil metros quadrados, e foi criado com o objetivo de proteger a Serra do Curral da ação predatória. Além disso, oferece à população e aos visitantes uma oportunidade de se conectar com a natureza em meio à cidade.
Trilhas rodeadas de flora exuberante e fauna diversificada fazem dele um refúgio verde para famílias e aventureiros de todas as idades. É um lugar onde é possível escapar da agitação da capital e mergulhar na tranquilidade da natureza. Dentro do Parque da Serra do Curral, há uma série de atrações e atividades para explorar, com espaços para contemplação e prática de atividade física ao ar livre.
Ao todo, são 10 mirantes, alguns dos quais é possível acessar para avistar diferentes pontos da cidade e da região metropolitana, como o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, a Serra da Piedade, a Avenida Afonso Pena, o Parque Municipal Américo Gianetti, a Lagoa da Pampulha e o Mineirão.
É possível fazer caminhada livre (sem guia) apenas até o mirante 3, por conta de ações de adequação e manejo das trilhas, e estudos sobre flora ameaçada de extinção, descoberta em 2016. Junto com o Parque das Mangabeiras e a Mata do Jambreiro, constitui um importante corredor ecológico de vegetação preservada.
O ponto mais alto da Serra do Curral, de aproximadamente 1300 metros, pode ser acessado por meio da Travessia da Serra, uma trilha desafiadora de cerca de 4 km que pode durar até 4 horas, saindo do Hospital da Baleia e finalizando na entrada do Parque da Serra do Curral. Há trechos com subidas e descidas, então é preciso estar com o preparo em dia e acompanhado de um guia ou um grupo que conheça bem o percurso. A vista, como cê pode imaginar, é recompensadora.
Na entrada do parque, cê encontra um Centro de Apoio ao Turista, e também banheiros e bebedouros.
Informações Práticas
Endereço: Avenida José do Patrocínio Pontes, 1951 – Mangabeiras, Belo Horizonte, MG.
Horário de Funcionamento: o Parque da Serra do Curral está aberto de terça a domingo das 8h às 17h, com entrada permitida até às 16h e limite máximo de 700 pessoas por dia. O horário de funcionamento pode ser alterado devido às condições climáticas. Mais informações: (31) 3277-8120.
Se ocê é um apaixonado pela natureza e quer mergulhar nas belezas que Minas Gerais tem a oferecer, o Parque da Serra do Curral é parada obrigatória! Na Bendizê, fazemos questão de exaltar e compartilhar as maravilhas de Minas Gerais. Convidamos você a explorar as riquezas da nossa terra, afinal, Minas é mesmo um estado para ser celebrado e admirado.
Confira agora opções de museus imperdíveis em BH!