Entrevista de empreendedorismo Leo Goulart, sócio-fundador da Bendizê

Entrevista de empreendedorismo Leo Goulart, sócio-fundador da Bendizê

A Bendizê se tornou, orgulhosamente, uma das principais marcas de moda de Minas Gerais. E isso porque ela tem o objetivo de trabalhar a autenticidade e a identidade real do mineiro, sem clichês, e exaltar nosso estado e nossa cultura através da moda.

Mas a marca começou pequena! Uma mente empreendedora por trás, certamente, fez toda a diferença para que ela crescesse chegasse até aqui. E é sobre isso que conversamos com Leo Goulart, fundador da Bendizê, nesta entrevista.

Falamos sobre o início do sonho, como tudo foi construído, quais são os principais objetivos da marca, a curto e a longo prazo, como funciona o processo de design, entre outros pontos. Além disso, Leo também deixa dicas de ouro para quem está empreendendo, especialmente no ramo da moda. Aproveite a leitura!

1 – Para começar, poderia nos contar um pouco sobre a origem e a inspiração por trás da marca Bendizê? Como surgiu a ideia de criar uma marca de camisetas mineiras?

A Bendizê surgiu a partir do orgulho que nós, mineiros, temos da nossa cultura e história. Percebemos que, de certa forma, éramos desvalorizados, muitas vezes vistos apenas como “caipiras” ou “ingênuos”. Isso não é ser mineiro de verdade.

O mineiro de verdade tem orgulho da cultura, mas quer ser visto como realmente é, não por um estereótipo. Além disso, Minas é celeiro de grandes empresas, tem mais de 800 cidades e um poder econômico que gostaríamos de destacar.

Quando pensamos em exaltar a mineiridade, pensamos diretamente na moda. Porque moda é sobre ressaltar a autoestima e autoconfiança. É uma forma de querer ser visto, de mostrar para o mundo o que a gente é e do que a gente gosta.

Assim, a Bendizê começou a fazer moda com a identidade mineira. Trazendo isso com estilo e realmente ligado às tendências. Quem veste Bendizê, usa quando quer estar bonita, confiante e quer ser reconhecida como mineira: simpático e acolhedor.

2 – O empreendedorismo frequentemente envolve superar desafios. Quais foram os maiores desafios que você e sua equipe enfrentaram ao iniciar a marca e como os superaram?

Além dos desafios já comuns de gestão de pequenos negócios, a Bendizê também viveu o desafio de fazer com que o público entendesse nosso posicionamento de marca – inclusive porque, muitas vezes, a visão das pessoas sobre peças desse tipo era remetida às camisetas de lembrança de turismo.

A Bendizê precisava mostrar para o mundo que o seu objetivo é exaltar a mineiridade de forma elegante e bonita. Também havia um outro desafio: mostrar para o mineiro que ele pode – e deve – ser protagonista e orgulhoso.

Por fim, vale citar o nosso foco em fazer bons produtos, com alta qualidade, e prestar o melhor atendimento que o nosso cliente merece. Pra gente, é um desafio e um propósito constante ouvir o que o cliente Bendizê tem a dizer e garantir a melhor experiência, seja nas lojas físicas ou na loja on-line. Isso também inclui pontos específicos, como o recebimento do pedido, que vem com a nossa identidade.

3 – A cultura mineira desempenha um papel importante nas camisetas da Bendizê. Como essa conexão com a cultura local influencia o design e a identidade da marca?

Essa conexão da Bendizê com a cultura local flui de uma maneira muito natural, desde a pesquisa de tendências e dos temas relacionados à cultura mineira. Ela se aprofunda naquilo que os mineiros realmente se conectam. Exemplo: como o café está conectado ao dia a dia das pessoas.

Nessa etapa, nos conectamos de maneira mais emocional com a realidade do mineiro. Depois, na parte física, usamos referências estéticas, com elementos que façam sentido com o nosso universo. Um exemplo disso é a logomarca da Bendizê: que busca levar simpatia, que é sinônimo de Minas Gerais.

Depois, na nossa comunicação, tentamos nos aproximar do público de maneira real, natural e próxima, com a linguagem que ele usa, sem usar o mineirês forçado. Falamos como um mineiro realmente falaria.

4 – Muitos empreendedores aspirantes enfrentam dificuldades financeiras ao começar um negócio. Você poderia compartilhar algumas dicas para quem está começando?

O foco em vendas é muito importante, mas é preciso agregar valor ao cliente. Quanto mais pessoas compram, mais pessoas são impactadas pela sua marca. E essa é a razão dela existir: muito além de vender e lucrar, é preciso mostrar que o que você faz é relevante.

Também acho importante confiar no branding (estratégia de marca). No início, como já mencionei, houve a dificuldade em fazer com que o público entendesse nosso posicionamento. É um processo lento e com resultados de longo prazo, mas extremamente necessário.

5 – O design e a criatividade são aspectos fundamentais da Bendizê. Como sua equipe aborda o processo de design e como você mantém a autenticidade em cada peça?

A autenticidade surge do trabalho duro ligado às tendências e às pesquisas. Firmamos essa missão de manter a autenticidade desde a chegada de novos funcionários à equipe até a reciclagem e treinamentos frequentes do time.

Fazemos questão de ser originais e de sair do óbvio. Para isso, estamos sempre pesquisando e buscando evoluir, tanto no design estético quanto na criação. Por exemplo: se usarmos apenas “uai”, vai soar muito repetitivo. É preciso ir além do clichê. Inspiramos as pessoas que formam a Bendizê a se “amineirarem”.

6 – Os empreendedores muitas vezes precisam encontrar maneiras de se destacar em um mercado competitivo. Quais são as estratégias de marketing que você encontrou mais eficazes para promover a Bendizê?

O marketing da Bendizê é composto por diversos pilares que precisam ser coerentes. Um exemplo é o atendimento de excelência em todos os canais, tanto em lojas físicas quanto no ambiente on-line (no site, nas redes e no WhatsApp).

As redes sociais, inclusive, são um ponto focal: já nascemos na era do Instagram e as redes são nossa principal vitrine. Entendemos a necessidade de criar um perfil interessante, que chamasse a atenção do público. O que faz as pessoas seguirem uma marca? Ser relevante. 

Em resumo: é importante pra gente que todos os nossos canais de contato com o cliente conversem entre si, sejam coerentes e mostrem nosso propósito como marca.

7 – Para outros empreendedores que estão começando ou planejando iniciar um negócio no setor de moda, quais dicas ou conselhos você gostaria de compartilhar com base em sua própria experiência?

Sempre pensar que marcas relevantes são aquelas que são relevantes para o mercado e para o cliente, e não apenas para quem está por trás do projeto. Não adianta ter o melhor e mais bonito produto se as pessoas não vão se interessar.

Pense nas dores, nos desejos, nas necessidades do público e quais são as possibilidades de fazer isso. Por fim, quais produtos são capazes de entregar o que as pessoas querem. A marca passa a ser do mercado.

Alinhado a isso, pense no longo prazo. Confie no branding, que já mencionei. Moda não é um bom mercado para sucesso rápido. Marcas para serem marcantes, precisam ser relevantes. E a relevância não se constrói da noite para o dia.

8- Olhando para o futuro, quais são os planos e objetivos da Bendizê? Há algum projeto emocionante ou coleção futura que você gostaria de compartilhar conosco?

Estamos num momento muito legal! Com uma equipe muito boa, cada vez mais independente. E as pessoas estão em constante evolução. A Bendizê também é relevante para o time, e isso é muito importante pra gente.

Considero que o momento importante do futuro é agora: é a construção de uma relevância e o futuro é só uma evolução disso. A marca tem vários caminhos cruciais de expansão, que passam pelo empoderamento do mineiro. É mais sobre Minas Gerais e o mineiro do que sobre a marca em si.

Trabalhamos para que tenhamos esse protagonismo. Essa é a nossa missão.

9 – Qual o papel do digital no posicionamento e faturamento da Bendizê?

Como eu disse, nascemos na era do Instagram. É onde é mais fácil mostrar ao nosso cliente o que fazemos, como fazemos, o que valorizamos, qual é a nossa estética, nossos produtos. A personalidade da Bendizê está lá, como marca.

O digital permite essa divulgação muito mais ágil, ampla e efetiva. As pessoas se conectam. Além disso, é claro, tem também o e-commerce, que permite essa conexão, em que a pessoa entende a nossa marca e nosso produto.

E é recompensador saber que, depois dessa conexão, o cliente vai receber seu pedido, usar a marca e ser reconhecido como mineiro no dia a dia. É realmente muito gratificante.

Conheça os produtos da Bendizê!

Se você, assim como a gente, faz questão de mostrar para o mundo que é mineiro e tem um orgulho danado da nossa cultura e história, faça isso por meio da moda!

Na Bendizê, você encontra inúmeras peças inspiradas em Minas Gerais e no dia a dia real de quem é daqui, sem clichês. É quem a gente é de verdade! São camisetas femininas e masculinas, camisas, kimonos, acessórios, peças infantis, bandanas para pets, entre diversos outros itens. Conheça agora! Clique na imagem abaixo.

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