Quer saber o que fazer em Belo Horizonte? A capital mineira vem se consolidando nos últimos tempos como um destino turístico e não apenas destino de negócios ou porta de entrada para visitar as cidades históricas de Minas.
Além de ser a capital dos bares e botecos, BH tem atrativos gastronômicos e culturais suficientes para atrair turistas e visitantes do Brasil e do mundo todinho. Para provar que a cidade merece uma visita completa por si só, a Bendizê elaborou um roteiro de 4 dias em BH com os principais pontos turísticos e atrativos pro cê paxonar de vez com a nossa “roça grande”. Então bora descobrir, afinal, o que tem pra fazer em Belo Horizonte! (Spoiler: só trem bão!)
Dia 1: Circuito Praça da Liberdade
Composto por 15 espaços culturais no entorno da Praça da Liberdade, trata-se do maior circuito cultural do país. Neste outro post aqui, você encontra mais informações sobre alguns dos principais museus do Circuito e também outras opções culturais em diferentes pontos da cidade. Se você gosta de arte e cultura, pode gastar até um dia inteiro por lá!
Além dos lindos prédios históricos de diferentes épocas e estilos arquitetônicos no entorno — como o icônico edifício Niemeyer, que inspirou o Copan em SP —, a Praça da Liberdade tem jardins inspirados nos do Palácio de Versalhes (França), coreto, fontes de água e um corredor de palmeiras imperiais que leva ao Palácio da Liberdade (antiga sede do governo estadual). Ou seja, é um cenário que rende belos cliques de viagem!
Quando quiser dar uma pausa no tour para almoçar ou tomar um cafézim ali por perto, há várias opções interessantes na região da Savassi. Cê pode aproveitar também pra dar um pulim na loja da Bendizê (Av. Getúlio Vargas, 1611) e escolher uma camiseta bem mineira e estilosa pros seus rolês em BH! Por fim, a dica para curtir sua primeira noite na capital mineira são os bares do bairro Santa Tereza.
Dia 2: Mineirão e Lagoa da Pampulha
A Lagoa da Pampulha é um dos principais cartões postais de Belo Horizonte. Sua orla tem 18 km de extensão no total. Caso esteja com disposição, é uma ótima oportunidade para fazer uma caminhada ou pedalar.
Se estiver de carro, você pode ir dando a volta e parando próximo aos seus pontos de interesse. Caso vá de transporte público, táxi ou aplicativos de transporte, planeje-se para saltar em um ponto estratégico — nossa sugestão é começar o tour pela famosa Igrejinha da Pampulha (Igreja São Francisco de Assis).
Caso esteja aberta, aproveite para conhecer o interior dela, que é simples e pequenina, mas encantadora. Do contrário, a parte externa já rende ótimos cliques com a lagoa ao fundo. Depois você pode seguir para outros pontos de interesse como a Casa do Baile, o Iate Clube e o Museu de Arte da Pampulha. Eles fazem parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer e considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Próximo da Lagoa está também o Mineirão, um dos principais estádios do Brasil. Quem ama futebol não pode deixar de visitar o Museu Brasileiro do Futebol, que fica no interior do estádio e oferece tour guiado. A Esplanada do Mineirão, onde acontecem grandes shows e eventos, em dias normais fica aberta para a prática de esportes, com segurança e excelente infraestrutura, incluindo banheiros e lanchonete.
Estando na região da Pampulha, aproveite para almoçar no Xapuri, um dos melhores restaurantes de comida mineira típica em BH. Para curtir a noite, os bares Av. Fleming são uma boa pedida!
Dia 3: Praça do Papa e Rua do Amendoim
Procurando o que fazer em Belo Horizonte, essa região não pode ficar de fora! Primeiramente, porque a Praça do Papa (que ficou conhecida dessa forma após a visita do Papa João Paulo II) oferece uma vista panorâmica incrível de Belo Horizonte, além de um amplo e agradável espaço verde aos pés da Serra do Curral.
Depois, você pode aproveitar para visitar o Parque da Serra do Curral e o Parque das Mangabeiras, cujas entradas ficam bem próximas à Praça do Papa. E caso queira contemplar uma vista ainda mais impressionante, suba ao Mirante do Mangabeiras — de um lado, o skyline da cidade e do outro, a imensidão verde do Parque das Mangabeiras. É um dos melhores lugares para ver o pôr do sol em BH!
Ali pertim fica também a Rua do Amendoim, que ganhou fama por conta de uma ilusão de ótica: ao deixar o carro no ponto morto nessa rua, ele aparentemente sobe ao invés de descer. Fique por dentro dessa e de outras curiosidades de BH!
Para esta terceira noite em BH, a sugestão é escolher um dos bares da rua Pium-í ou ruas adjacentes.
Dia 4: Mercado Central e Mercado Novo
Uma das melhores maneiras de conhecer verdadeiramente a essência local é visitando mercados municipais. O Mercado Central é um ícone da nossa capital e da cultura mineira em geral e, por isso, está em praticamente todas as listas que indicam o que fazer em Belo Horizonte.
Não deixe de provar o famoso fígado com jiló ou de comprar um belíssimo queijo mineiro e também um doce de leite de respeito para levar para casa. Perca-se pelos corredores do Mercado, que reúne mais de 400 lojas de tudo quanto é tipo de trem: frutas, frios, temperos, artesanatos, etc.
De lá, siga para o Mercado Novo, que nos últimos anos foi revitalizado e se tornou um dos principais points boêmios e gastronômicos de BH. Beba uma cervejinha artesanal ou uns bons drinks, vá experimentando petiscos mineiros em diferentes estabelecimentos — o lance é ir passando de bar em bar —, e passe também na loja da Bendizê (2º andar – corredor C) pra escolher mais uma camiseta bem mineira e estilosa pra levar de presente para alguém muito especial (ou pro cê mesmo(a), uai!).
Viu que o que não falta é o que fazer em Belo Horizonte, né, sô? E se tiver mais tempo, ainda vai ter muito mais coisa pra fazer, uai! Mas, em 4 dias — o que equivale a um feriadão prolongado — já é possível conhecer e desfrutar alguns dos principais pontos turísticos, culturais e gastronômicos de BH. Se tiver apenas um fim de semana, dá pra fazer uma programação mais intensa, encaixando diferentes pontos em um dia ou, então, selecionar aqueles que lhe interessam mais.
Leia também “Onde Comer bem: 10 dicas de restaurantes na capital mineira”. Se ocê tiver alguns dias a mais para viajar por Minas Gerais, que tal dar um pulim em Tiradentes?