Restaurantes de Tiradestes:
- Tragaluz: Rua Direita, 52
- Angatu: Rua da Cadeia, 38
- Pacco & Bacco: Rua Direita, 166
- Ora Restaurante: Rua Ministro Gabriel Passos, 131B
- Atrás da Matriz: Rua Santíssima Trindade, 201
- Uaithai: Rua Padre Toledo, 157
- Casazul Bistrô: Rua da Cadeia, s/n
- Gourmeco Ristorante: Rua Padre Toledo, 346
- Sabor Rural: Rua Caixa D’Água – Zona Rural
- Empório Santo Antônio: Rua Belica, 133
- Pau de Angu: Estrada para Bichinho, km 3
- Virada’s do Largo: R. do Moinho, 11
- Ouro Canastra: Rua Direita, 205A
Tiradentes é uma das cidades históricas mais famosas e também um dos destinos turísticos mais procurados em Minas Gerais, com pousadas das mais requintadas às mais aconchegantes, um centro histórico pequeno, charmoso e muito bem preservado, e uma culinária espetacular.
Aliás, o turismo gastronômico é um dos grandes atrativos da cidade, junto com seu conjunto arquitetônico setecentista. Além da comida mineira tradicional, que fez a fama da boa mesa mineira, o turista que visita Tiradentes encontra também interessantes releituras da nossa culinária típica, com um toque contemporâneo da alta gastronomia, além de combinações inusitadas com outros tipos de culinária do mundo afora.
O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que ocorre uma vez por ano no mês de agosto, é um dos mais famosos do país. Mas se não puder ir na época do festival, pode ficar de boas, que por lá se come (muito) bem o ano todo!
Como existe um mundaréu de opções de bons restaurantes de Tiradentes, que vão dos mais simples aos mais sofisticados, selecionamos alguns dos melhores, dentre aqueles que você não pode deixar de incluir em seu roteiro gastronômico pela cidade. Bora lá?
Pra aquele jantar romântico em Tiradentes
1. Tragaluz
Um dos restaurantes de Tiradentes mais tradicionais, fica na rua Direita, onde é o buxixo da cidade. O ambiente rústico, repleto de madeira de demolição e à luz de velas, é perfeito para um jantar romântico.
O carro-chefe do restaurante é a galinha d`angola, que inclusive faz parte da decoração e até das ilustrações do cardápio. A Goiabada Tragaluz também faz um sucesso danado — já apareceu no programa da Ana Maria Braga e até no The New York Times!
A sobremesa célebre leva goiabada cascão prensada na castanha de caju e frita na manteiga, deitada em cama de queijo cremoso com sorvete de goiaba de São João del-Rei. Outra que se destaca é a de doce de leite queimadinho com farofa de nozes e sorvete de queijo. Como se diz aqui em Minas: di cumê ajueiado e rezano!
Rua Direita, 52.
Pertim do Tragaluz, no nº 26 da Rua Direita está a loja da Bendizê — aproveita pra dar um pulim e conhecer nossa coleção de camisetas com frases e expressões mineiras, representado nosso sotaque com muito estilo e design moderno! Você pode usar nossas peças em seu passeio por Tiradentes, levar para casa uma lembrança incrível ou presentear alguém com qualidade e originalidade.
2. Angatu
Outra boa pedida para um jantar romântico ou comemorações especiais é o Angatu. Com decoração minimalista e aconchegante, o restaurante é especializado em culinária brasileira autoral com uma pegada mais contemporânea, mas sem deixar de lado as influências mineiras.
Além dos pratos a la carte, o chef Rodolfo Mayer oferece a opção de menu degustação. As louças de cerâmica contribuem para a apresentação impecável dos pratos, que também são di cumê cum zói!
Rua da Cadeia, 38.
3. Pacco & Bacco
Um dos grandes atrativos desse restaurante é a carta de vinhos, que conta com mais de 150 rótulos do mundo inteiro, incluindo vinhos mineiros.
Funciona em um antigo casarão colonial, com projeto de iluminação especial assinado por Maneco Quinderé. A culinária é contemporânea com influências mineiras. Trem bão é coisa boa!
Rua Direita, 166.
4. Ora Restaurante
O chef Felipe Oliveira — que participou do reality global de culinária Mestre do Sabor — usa técnicas gastronômicas elaboradas para recriar pratos da tradicional cozinha mineira, dando a eles um toque de modernidade. O restaurante tem ambiente intimista, ideal para casais. Chique no útimo!
Rua Ministro Gabriel Passos, 131b.
Pra dar uma voltinha pelo mundo por meio da gastronomia em Tiradentes
5. Atrás da Matriz
Quem é fã de bacalhau e/ou de pizzas feitas em forno a lenha não pode deixar de incluir esse restaurante na lista de onde comer bem em Tiradentes. Ele fica logo atrás da Matriz de Santo Antônio, igreja que é cartão-postal da cidade, por isso o nome sugestivo.
O espaço é bem amplo, com três salões e um pátio externo, e ele já virou também um clássico de Tiradentes, representando muito bem a culinária portuguesa na cidade.
Rua Santíssima Trindade, 201.
6. Uaithai
Uma surpreendente fusão das culinárias tailandesa e mineira faz deste um dos restaurantes mais originais e elogiados de Tiradentes. A criativa combinação de sabores feita pelo chef Ricardo Martins e a linda vista para a Serra de São José contribuem para uma experiência gastronômica inesquecível. Nos fundos do restaurante, há ainda um anfiteatro do século passado, o que deixa o ambiente ainda mais charmoso.
Experimente a versão mineira do pad thai, que se trata de um famoso prato típico tailandês. A versão do Uaithai leva talharim de arroz e camarões marinados em cachaça artesanal com pasta de tamarindo, molho de ostras, coentro e rapadura, dentre outros ingredientes.
Os drinks com inspiração asiática, como o Bangkok e o Chiang Mai, e a sobremesa Romeu e Julieta, de sorvete artesanal de queijo Canastra com goiabada ao curry e hortelã, também valem a visita. Bão dimai da conta, sô!
Rua Padre Toledo, 157.
7. Casazul Bistrô
A decoração temática, repleta de cores vibrantes e referências a Frida Kahlo dão uma pista do que você encontrará no cardápio deste simpático restaurante: burritos, tacos, quesadillas, fajitas, guacamole… E, para beber, margaritas, mojitos, michelada e cervejas artesanais.
Quem não estiver tão habituado ao nível de picância da culinária mexicana pode ficar tranquilo que a quantidade de pimenta é ajustada a gosto do cliente.
Rua da Cadeia, s/n.
8. Gourmeco Ristorante
Culinária italiana em plena Tiradentes? Tem tamém, uai! Se você é fã de massas caseiras, risotos, antepastos, encontrou seu lugarzim nessa viagem.
O restaurante denomina sua culinária como ítalo-brasileira-tiradentina, pois executa receitas da Itália com inspirações nacionais e utilização de insumos regionais. Com mesas ao ar livre em meio a um lindo jardim, parece mesmo um pedacim da Itália em terras mineiras.
Rua Padre Toledo, 346.
Pra se esbaldar com a autêntica comida mineira em Tiradentes
9. Sabor Rural
Para saborear aquela comida mineira raiz — num podia faltar, né? —, nossa dica é o restaurante Sabor Rural. Fica em uma área um pouco mais afastada, próximo da estação da maria-fumaça que liga Tiradentes a São João Del Rei.
Em um delicioso ambiente ao ar livre, com pegada mais rústica, é altamente recomendável para um almoço em família, principalmente com crianças.
Um dos destaques são as chaleiras de limonada e de caipirinha — não pode deixar de pedir para acompanhar aquele torresmim ou pastelzim de angu de entrada, seguidos de um belo tropeiro ou tutu à mineira com costelinha. Nuuuh, di lambê os beiço!
Rua Caixa D’Água – Zona Rural ( é só pegar a estrada de terra que começa junto à estação de trem e seguir as placas de indicação).
10. Empório Santo Antônio
Mais uma opção para quem busca degustar uma autêntica comida mineira, com gostim de cadivó. Alguns dos pratos mais recomendados no a la carte são a bochecha de porco ao vinho e a costela no bafo.
Aos fins de semana, a casa funciona em sistema de buffet, com cafezim e sobremesa incluídos. E se ocê tá atrás de uma mesona cheia daqueles doces mineiros típicos para se fartá provanu um tiquim di cada, essa é a parada certa, sô!
Rua Belica, 133 – Parque das Abelhas
11. Pau de Angu
No caminho para Bichinho, um distrito de Prados, que fica bem próximo a Tiradentes e é famoso pelo artesanato e pela Casa Torta — um dos pontos turísticos da região —, fica o restaurante Pau de Angu.
Em meio à serra, tem jeitim de roça, com porteira, horta própria e comida caipira: frango com quiabo, jiló, angu, dentre outras gostosuras tipicamente mineiras. Os pratos são bem servidos e apresentam bom custo-benefício, mas só aceita pagamento em dinheiro. Eita, ferro! Já vai preparado(a), hein?
Reserva tamém um espacim no buxim prus doces: cocadas, doce de laranja, de abacaxi, de banana, de pêssego, de cidra, de mamão, de abóbora, frutas cristalizadas… Só gostosuras!
Estrada para Bichinho, km 3.
12. Virada’s do Largo
Ainda para quem busca uma tradicional comida mineira, a premiada chef Beth Beltrão — o restaurante também é conhecido por lá como Restaurante da Beth — prepara pratos cheios de afeto e recebe os comensais como se fossem visitas em sua casa.
A linguiça é feita no próprio restaurante e as verduras são cultivadas em seu quintal. Um dos ambientes em que a comida é servida é uma varanda com vista para a horta orgânica do restaurante.
Ele fica um pouco mais afastado do burburinho, mas encanta pela simplicidade e pela explosão de sabores, com tempero bem mineiro, pratos generosos e preços justos. Bão padaná!
R. do Moinho, 11 – Prainha.
13. Ouro Canastra
Embora não seja um restaurante, não podíamos deixar de dar uma dica para quem quer degustar diferentes tipos de queijos mineiros — nossa iguaria principal — e levar pra casa um pedacim das Minas Gerais.
Misto de empório e queijaria, na Ouro Canastra você tem a chance de experimentar queijos raros e premiados, garimpados entre produtores da Serra da Canastra, de Carrancas, da Alagoa, do Serro, entre outros. Tem trem mió que um queijim mineiro não, tem? Também há uma seleção de geleias, doces caseiros e cafés especiais para harmonizar com os queijos.
Rua Direita, 205A.
Não podemos deixar de fazer, ainda, uma menção honrosa ao Chico Doceiro, que tem o canudinho de doce de leite mais famoso de Tiradentes — quase um patrimônio da cidade — e o Doce de Leite do Bolota, que desenvolveu receitas dos tradicionais doces mineiros com menos açúcar.
Como ocê deve ter percebido, os restaurantes mais legais de Tiradentes oferecem não só uma experiência gastronômica incrível com a aclamada culinária mineira, mas também um passeio por temperos e sabores de várias partes do mundo — com aquele toque mineiro que deixa tudo ainda mais especial.
Lembrando que, em geral, são preparos feitos na hora, com ingredientes locais frescos, para saborear sem pressa. Essas primorosas refeições podem, ainda, ser iniciadas com uma cachacinha mineira e finalizadas com um belo cafézim!
Veja agora nossas dicas de pousadas em Tiradentes para acertar na escolha da hospedagem!