Mais conhecido como Bichinho, Vitoriano Veloso é um distrito de Prados, e fica bem próximo da famosa cidade histórica de Tiradentes. Bichinho – MG encanta os turistas com sua atmosfera pitoresca, seu rico artesanato, as delícias típicas da culinária mineira e o acolhimento caloroso da comunidade local.
Neste blogpost, convidamos você a conhecer as atrações imperdíveis desse lugar singular, que certamente conquistará seu coração.
Onde fica Bichinho – MG
O distrito está situado a apenas 7 km do famoso destino turístico de Tiradentes e a aproximadamente 190 km da capital mineira, Belo Horizonte. O acesso de Tiradentes a Bichinho é bem fácil, por uma estrada de pedras, e reserva belas paisagens pelo caminho em meio à Serra de São José. Além disso, faz parte da rota da Estrada Real.
História de Bichinho – MG
A história de Bichinho remonta ao século XVIII, quando os primeiros colonizadores chegaram à região em busca de ouro e pedras preciosas. Com a queda do ciclo do ouro, muitos se dedicaram à agricultura e à produção de queijo e cachaça, que se tornaram atividades importantes na época.
No entanto, Bichinho começou a despontar a partir do século XX, quando artistas e artesãos descobriram a beleza e a tranquilidade do local. A riqueza cultural e artística da comunidade atraiu novos moradores, impulsionando o desenvolvimento de uma próspera comunidade artesanal. Até 1938, o distrito de Bichinho pertencia a Tiradentes; depois disso, passou a pertencer a Prados.
O nome oficial do vilarejo, Vitoriano Veloso, é uma homenagem ao único inconfidente negro, que trabalhava como alfaiate após ter sido alforriado, e foi mensageiro da Inconfidência Mineira. Já o apelido “Bichinho” tem origem controversa e rodeada de lendas. Há quem diga que esse era o apelido do próprio Vitoriano, e acabou se estendendo ao distrito.
Contudo, na tese de doutorado “Do Arraial do Bichinho a Vitoriano Veloso” (2018), a pesquisadora Vera Lúcia Ermida Barbosa indica que a principal hipótese está relacionada com a imagem de Nossa Senhora da Penha de França, que ficava no altar da igreja do arraial. Essa imagem tinha um lagarto aos pés da santa, simbolizando um de seus milagres, e ela era popularmente conhecida como “Nossa Senhora do Bichinho”.
O que fazer em Bichinho – MG
Bichinho é um daqueles lugares que parecem parados no tempo, conservando um clima bucólico e uma atmosfera tranquila, perfeito para quem busca um refúgio do agito das grandes cidades.
Aproveite para explorar as charmosas ruas de pedra, repletas de ateliês e lojas de artesanato. Admire as habilidades dos artesãos locais e encontre peças únicas de cerâmica, tecelagem, objetos de decoração e muito mais.
Além disso, os amantes da natureza podem aproveitar para fazer trilhas, caminhadas e contemplar a exuberante paisagem das montanhas e cachoeiras da região.
Confira a seguir os principais pontos turísticos de Bichinho – MG!
Casa Torta
Uma das principais atrações, que virou cartão-postal de Bichinho, é a Casa Torta. O local atrai inúmeros visitantes para tirar fotos em sua fachada. A entrada é paga e o interior da casa conta com jogos, brinquedos antigos, espaços para fotografar, adereços, artesanato, poesia e um circuito de atividades lúdicas.
Embora possa parecer uma atração exclusiva para crianças, os adultos também poderão se divertir, já que a proposta é justamente quebrar tabus e “fazer adultos brincarem novamente como nos tempos de infância”.
Confira horário de funcionamento e compre ingresso pelo site da Casa Torta.
Alambiques e cachaçarias
Em frente à Casa Torta há uma loja do Alambique Tabaroa, em formato de barril. Há diferentes tipos de cachaça, vendidas em doses ou garrafas, e também outros produtos, como queijos e doces. A fábrica fica na entrada do distrito e também pode ser visitada.
Na Mazuma Mineira você pode fazer a visita guiada e conhecer todo o processo de produção da cachaça, do plantio da cana à degustação. Na recepção há uma loja em que você pode comprar não só cachaças e licores, mas também outros produtos como queijos, doces e compotas.
A cachaça Velho Ferreira é uma das mais tradicionais da região, de produção 100% artesanal. O espaço para visitação é super agradável e vale o passeio, com possibilidade de degustação direto do barril.
Museu do Automóvel da Estrada Real
O museu tem um acervo de mais de 90 carros antigos restaurados de diversas épocas de fabricação, incluindo alguns modelos raros e de marcas famosas. Fica na estrada que liga Tiradentes a Bichinho.
Igreja de Nossa Senhora da Penha
Construída em estilo barroco e inaugurada em 1771, a igreja matriz de Vitoriano Veloso (Bichinho) é tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Fica no centrinho da vila e, para visitá-la, é preciso dar sorte de encontrá-la aberta ou sair perguntando pelas ruas (dizem que a chave fica com os moradores).
Galeria Bichinho
Bem no coração de Bichinho, essa galeria reúne cervejarias, sorveterias, lojas de doces, queijos e chocolates, cafés… É lá também onde fica o famoso letreiro de Bichinho onde os turistas costumam tirar fotos, e a estátua de Vitoriano Veloso com seu cavalo. Além disso, reúne adornos antigos, como colunas de madeira do período do Império, a primeira caixa de Correios do Brasil e o globo usado no primeiro Rock in Rio (1985). O ambiente todo é bastante “instagramável”!
Restaurantes em Bichinho – MG
A culinária mineira é famosa por sua riqueza de sabores e em Bichinho ficam alguns dos restaurantes de comida típica mais famosos da região. Por lá você terá oportunidade de degustar pratos típicos da região, como o feijão tropeiro, o frango com quiabo, o tutu à mineira e outras especialidades regionais que farão você se apaixonar ainda mais pela comida de Minas Gerais.
Os estabelecimentos valorizam a culinária local, utilizando ingredientes frescos e produzidos na própria comunidade. Além disso, um ambiente acolhedor dos restaurantes de Bichinho proporciona uma experiência gastronômica única, permitindo que os visitantes apreciem a cultura local enquanto se deliciam com os sabores autênticos de Minas Gerais.
Tempero da Ângela
Um dos mais famosos restaurantes de culinária mineira da região, o Tempero da Ângela é comandado por uma moradora local e serve autêntica comida mineira feita no fogão a lenha: frango com quiabo, angu, tutu à mineira… Paga-se um valor fixo por pessoa e você pode se servir à vontade, como se estivesse na casa da avó. Nos fins de semana, prepare-se para enfrentar fila.
Pau de Angu
O restaurante Pau de Angu fica no caminho entre Tiradentes e Bichinho, oferecendo uma experiência completa de imersão na culinária mineira em um ambiente rural com cozinha de fazenda. Iguarias como linguiça de pernil, pastel de angu e farofa de jiló são destaques do cardápio, assim como o buffet de doces artesanais.
Pot Quebrado
Carne de lata, pastel de angu e outras iguarias tipicamente mineiras podem ser degustadas neste restaurante em Bichinho que vem encantando turistas e ganhando destaque nos roteiros da região. O atendimento é bastante elogiado.
Casa de Mineiro
Buffet a quilo de comida mineira com ótimas avaliações, sendo uma boa opção para um almoço rápido, com direito a sobremesas caseiras como doce de leite com chocolate e arroz doce com açúcar queimado.
Atelier da Cerveja
Um ótimo local para encerrar o passeio em Bichinho é o Atelier da Cerveja, que oferece uma variedade de rótulos de cerveja artesanal — inclusive cervejas locais e de fabricação própria — para acompanhar deliciosos petiscos de boteco, em um ambiente charmoso e aconchegante.
Leia também: 5 restaurantes que cê precisa conhecer em Tiradentes
Durante o passeio por Tiradentes, não deixe de passar na loja da Bendizê e conhecer nossa coleção de camisetas bem mineiras e estilosas pro cê usar na viagem e esbanjar mineiridade! Ficamos na rua Direita, nº 26 (pertim dos restaurantes Tragaluz, Dengo e Pacco e Bacco).
Hospedagem em Bichinho – MG
A maioria dos turistas ficam hospedados em Tiradentes ou São João Del Rey e fazem apenas um bate e volta em Bichinho. Mas se você gosta de sossego e deseja explorar um pouco mais os encantos do vilarejo, pode ser uma boa se hospedar em Bichinho.
Nos últimos tempos, aumentaram as opções de hospedagem em Bichinho, dentre pousadas charmosas e aconchegantes a casas de temporada que proporcionam uma estadia confortável em meio à natureza.
- Pouso do Bichinho: uma charmosa casa histórica em que os quartos são alugados separadamente. Serve café da manhã.
- Casa de Adobe: casa de temporada que hospeda até 8 pessoas. Construída em técnica adobe (tijolos feitos de terra), como várias casinhas da região, tem estilo rústico e uma bonita sala. As diárias são acessíveis.
- Pousada Quatro Estações: uma opção com mais conforto, essa pousada tem decoração diferenciada, mesclando objetos do período imperial e peças contemporâneas de artistas locais. Os quartos são amplos e alguns são equipados com cozinha, ideal para acomodar famílias.
- BauBrasil: são 7 casas contemporâneas de arquitetura inusitada e totalmente integradas à natureza — para quem busca um lugar aconchegante, com privacidade e um toque artístico.
- Pousada Cantagalo: para quem busca simplicidade e sossego, essa pousada tem vista para a Serra de São José, ao mesmo tempo em que está próxima do centrinho da vila. As diárias são mais acessíveis comparadas a pousadas do mesmo nível em Tiradentes e o café da manhã é bastante elogiado.
- Pousada Baobá: Com decoração charmosa e amplo espaço verde, é um ótima opção de hospedagem em Bichinho para relaxar e se integrar à energia local.
- Templo do Sol: Muito bem avaliada, essa pousada tem quartos confortáveis e decoração charmosa, cheia de detalhes encantadores.
- Pousada Cipó Artes: Instalada em um terreno de 5 mil m², conta com 8 suítes aconchegantes, serviço atencioso e café da manhã farto.
Artesanato de Bichinho – MG
O artesanato é o grande destaque de Bichinho. A habilidade dos artesãos locais é passada de geração em geração, preservando técnicas ancestrais e valorizando a cultura da região. A diversidade de materiais utilizados e a criatividade presente em cada peça são impressionantes.
Não deixe de visitar as lojas e ateliês para adquirir lembranças únicas e exclusivas, que carregam consigo a alma e a história de Bichinho. Dentre os principais produtos feitos à mão, destacam-se a cerâmica, o bordado, as esculturas em madeira, as peças em ferro e as pinturas em tela. Também se encontram peças feitas em pedra sabão. Muitos lojistas visitam a região em busca de móveis, tecidos e peças de decoração para revenda.
Um dos espaços de arte que se destacam em Bichinho é a Oficina de Agosto, que reaproveita diferentes tipos de materiais em suas obras, e é comandada pelo artista Antônio Carlos Beck, mais conhecido como Toti. No Ateliê Luiz Rocha, os visitantes podem acompanhar o trabalho dos artistas em tempo real, além de conferir o acervo de obras do pintor Luiz Rocha. A fachada do ateliê, que remete a casinhas coloridas, chama a atenção dos passantes.
Bichinho-MG é um destino imperdível para quem busca vivenciar a cultura mineira em sua essência, repleta de história, arte, gastronomia e belezas naturais. A história de Bichinho, as atrações turísticas, os restaurantes que valorizam a culinária típica, as hospedagens acolhedoras e o riquíssimo artesanato local fazem deste destino um tesouro escondido em Minas Gerais. Se você busca uma viagem enriquecedora, relaxante e repleta de boas lembranças, não deixe de conhecer Bichinho – MG!
Veja agora os melhores destinos de inverno em Minas Gerais!